“… CONTRIBUIR PARA A REABILITAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS DAS ENTIDADES …”


O ITC foi criado pela Transcom, SARL, em 1998.Acriação do ITC, foi aprovada pelo Despacho do Ministério da Educação nº 126/94 de 5 de Outubro e iniciou a actividade no mesmo ano. Os seus cursos estão integrados no Sistema Nacional de Educação. Começou com os Cursos Regulares. Diurnos a 14-Out-1998 e, no ano seguinte, começaram os Cursos Regulares Nocturnos.

Em 2002, numa inovação a nível nacional, iniciaram os Cursos Vocacionais,
começando com os Diurnos, no 1º semestre de 2002, e os Nocturnos no
semestre seguinte. De acordo com a informação sobre a reforma do ETP (Ensino Técnico Prossional), os cursos passam a chamar-se qualicações e as disciplinas passam a chamar-se unidades de competência padrão e as aulas são ministradas no sistema modular.


A QUEM SE DESTINA

Estudantes com 10ª classe completa e que irão frequentar Quali­cações com 3 anos, incluindo o estágio pro­ssional. Estudantes com 12ª classe completa e que irão frequentar Quali­cações com 4 semestres de duração incluindo o estágio profissional.

O ITC está vocacionado para a formação de técnicos e quadros de nível médio e de pessoal operativo de e para empresas e outras organizações, através das (QP) (Qualicações Prossionais) que permitem obter o CV (Certicado Vocacional) e formações de curta duração que permitem obter o CO ( Certicado Ocupacional). O ITC funciona no período diurno e nocturno.


CORPO DOCENTE

O ITC tem cerca de 84 docentes, sendo a maioria a tempo parcial: técnicos superiores e quadros de empresas e instituições que exercem profissionalmente as suas especialidades e colaboram na docência a tempo parcial. O corpo docente do ITC é composto por Licenciados, pós-graduados e mestrados (com formação em CBT).

O ITC ESTÁ VOCACIONADO PARA A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS E QUADROS DE NÍVEL MÉDIO E DE PESSOAL OPERATIVO DE E PARA EMPRESAS E OUTRAS ORGANIZAÇÕES.